Apresentação

O Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos foi fundado em meados do ano 2000, por estudantes de pós-graduação do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) e do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (DH/FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Desde então, o objetivo principal do Centro tem sido viabilizar e incentivar em nosso país a realização e o crescimento das pesquisas acadêmicas sobre os povos indígenas da Mesoamérica e dos Andes Centrais, especialmente dos períodos pré-hispânico e colonial, bem como promover o diálogo dessas pesquisas com as que se dedicam ao estudo da cultura e história de populações indígenas de outras regiões do continente americano ou de outros períodos históricos. Durante essas duas décadas de atuação, esse diálogo foi muito fértil, especialmente com os estudos sobre os povos indígenas da Amazônia, que ganharam volume e destaque nas atividades do CEMA. Simultaneamente, dentro do próprio CEMA, os estudos voltados aos povos indígenas dos Andes Centrais e da Mesoamérica sempre refletiram criticamente sobre as limitações da tradicional divisão da América indígena em áreas culturais quando pensadas como fronteiras rígidas e intransponíveis. O resultado desse processo é que a partir de 2023 o Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos da USP resolveu refletir essa realidade interna em sua denominação, passando a se chamar Centro de Estudos Mesoamericanos, Amazônicos e Andinos ou CEMAA.

Além dos estudos e pesquisas de seus membros, o CEMAA realiza diversas atividades abertas a todas as pessoas interessadas, entre as quais merecem destaque os Colóquios História, Arqueologia e Antropologia da América Indígena, o Conversas do CEMAA e os grupos de estudo de (1) Códices mesoamericanos e língua nahuatl, (2) Língua quéchua, (3) História e Antropologia indígenas e (4) Andes e Amazônia. Mais informações sobre as atividades realizadas ou em realização podem ser obtidas, respectivamente, nas seções Histórico e Atividades deste site.

Atualmente, o CEMAA é coordenado por Eduardo Natalino dos Santos (coordenador), Pedro Paulo Salles (vice coordenador), e pelas coordenadoras adjuntas Ana Cristina de Vasconcelos Lima, Cristiana Bertazoni e Fernanda Aires Bombardi. Além disso, o CEMAA/USP conta com a participação de outros membros-efetivos, bem como com a cooperação de pesquisadores, professores-colaboradores, pesquisadores-visitantes e estagiários. A relação desses imprescindíveis parceiros e os seus currículos podem ser vistos na seção Equipe.