Coordenadores/as

 

Graduou-se em História (Bacharelado e Licenciatura) na Universidade de São Paulo (1992-1995), onde também realizou seu mestrado (1997-2000) e doutorado (2000-2005) em História Social. Fez cursos, estágios e pesquisas bibliográficas na Universidad Nacional Autónoma de México (2002-2003) e na Stanford University (2004). Atualmente é professor-doutor no Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (http://historia.fflch.usp.br), onde leciona as disciplinas História da América pré-hispânica e História indígena colonial e se dedica a pesquisas sobre as concepções de história e cosmogonia das elites mesoamericanas e andinas, o que realiza por meio de fontes nativas pré-hispânicas e coloniais. Além de vários artigos, publicou seu mestrado com o título Deuses do México indígena – estudo comparativo entre narrativas espanholas e nativas. É pesquisador no Centro de Estudos Ameríndios (www.usp.br/cesta) e um dos membros-fundadores do Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos da USP (www.usp.br/cema) , que realiza, desde 2000, atividades sobre a História e a Arqueologia dessas duas regiões da América Indígena (colóquios, seminário permanente, grupo de estudo de nahuatl etc.). Possui também experiência no ensino de História nos níveis médio e fundamental, nos quais trabalhou por mais de cinco anos e para os quais escreveu um livro paradidático intitulado Cidades Pré-hispânicas do México e América Central.
E-mail: natalino@usp.br – Currículo Lattes – Ver Produção


Vice Coordenador: Pedro Paulo Salles

É professor doutor do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, desenvolvendo trabalhos na Graduação e na Pós-Graduação, onde atua como orientador e pesquisador nas áreas de Musicologia e Processos de Criação Musical. Seu mestrado e seu doutorado (Gênese da Notação Musical na Criança e A Reinvenção da Música pela Criança: implicações pedagógicas da criação musical) investigam práticas de criação musical com crianças, refletindo sobre os processos criativos e sua relação com os processos cognitivos e a geração de conhecimento em música. Mais recentemente, vem se dedicando a pesquisas no campo da etnomusicologia, investigando aspectos da música indígena do Brasil. Contemplado com a Bolsa Funarte de Produção Crítica em Culturas Populares e Tradicionais, realizou uma pesquisa etnográfica e historiográfica sobre um instrumento musical do povo Karajá-Iny, traçando conexões entre o instrumento e as tradicionais bonecas de cerâmica karajá, chamadas litxoko. Atualmente é coordenador do Laboratório de Educação Musical do Departamento de Música e também do Curso de Especialização (pós-graduação lato sensuArte na Educação: teoria e prática, realizado pelo próprio Departamento de Música. Também é membro pesquisador do PAM – Grupo de Pesquisas em Antropologia Musical e coordenador do Grupo de Pesquisas do CEMA – Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos, onde desenvolve um estudo iconográfico sobre as representações musicais e sonoras na Mesoamérica dos períodos pré-hispânico e colonial. 
Email: ppsalles@usp.br – Currículo Lattes – Ver Produção



Coordenadores Adjuntos:


Ana Cristina de Vasconcelos Lima

Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (2017) com dissertação intitulada “Os agentes nas histórias mixtecas pré-hispânicas e coloniais”. Graduada e licenciada em História também pela Universidade de São Paulo (2013). Sua pesquisa se dedica a cultura e história da região Mixteca pré-hispânica e colonial por meio de seus sistemas de notação e escritura, especialmente através dos manuscritos tipo códice da região. É coordenadora do centro de Estudo Mesoamericanos e Andinos da USP (CEMA/USP) e do Grupo de Estudos de Língua Nahuatl, promovido pelo mesmo Centro. Participa regularmente das atividades desenvolvidas pelo CEMA desde 2008. No México participou de escavações arqueológicas promovidas pelo projeto El hombre y sus recursos del valle del Puelbla-Tlaxcala, da Univerisdade Nacional Autónoma de México (UNAM) no ano de 2012. Em 2015 realizou estágio de Pesquisa de Mestrado nno instituo de Investigaciones Históricas da Universidad Nacional Autónoma del México (IIH/UNAM).
Currículo Lattes  – Ver Produção


Cristiana Bertazoni Martins

Possui doutorado em História pré-colombiana pela Universidade de Essex (Inglaterra), mestrado em Arqueologia e graduação em História pela Universidade de São Paulo. Atuou como uma das coordenadoras do Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos da Universidade de São Paulo por 7 anos. Trabalhou em museus e coleções de arte no Brasil e no exterior: Museu de Arte Moderna de São Paulo, Pinacoteca do Estado de São Paulo, University of Essex Collection of Latin American Art e Museu Britânico. Foi pesquisadora das universidades de Londres (Inglaterra) e Zurique (Suíça); trabalhou como professora convidada na Universidade de Bonn (Alemanha). Atualmente é pesquisadora (Principal Investigator) da Universidade de Bonn. Seus principais temas de pesquisa são: Incas, Andes e Amazônia Ocidental, Ashaninka.
Email: bertazonic@gmail.com – Currículo Lattes – Ver Produção  


Fernanda Aires Bombardi 

Aluna de doutorado do programa de pós-graduação em História Social da USP. Mestra em História Social pela USP (2014). Bacharela e Licenciada em História pela Universidade Federal do Pará (2010). Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América, História do Brasil Colônia e História Indígena e do Indigenismo. Realizou estágios de pesquisa na Universidade de Évora, Portugal (2016), e na Universidade Pablo de Olavide, Espanha (2018/2019), visitando acervos de diversos arquivos e bibliotecas de Portugal, Espanha e Itália.
Ver Produção