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Pesquisadores/as

Alessandra Gonzalez de Carvalho Seixlack

Possui Pós-doutorado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora Adjunta de História da América da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A investigação desenvolvida no Doutorado versa sobre a relação entre os mapuche e os Estados nacionais argentino e chileno durante o processo de imposição de sua territorialidade, em fins do século XIX. Atualmente, desenvolve pesquisas voltadas para o diálogo entre a história e as epistemologias indígenas e para a análise da produção intelectual indígena na contemporaneidade. Coordenadora do Projeto Prodocência UERJ “Descolonizando o conhecimento. Contribuições epistemológicas para um novo olhar sobre a História” e dos Projetos de Extensão “Novas Possibilidades no Ensino e Pesquisa de História da América” e “Caminhos de Abya Yala – Série intelectuais indígenas do continente americano”.

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Ana Carolina Gomes Beserra da Silva

Bacharela e licenciada em História pela Universidade de São Paulo (USP), com uma pesquisa de iniciação científica voltada à investigação da “Nova História Indígena brasileira”, atualmente cursa o mestrado no Programa de Pós-Graduação em História Social (FFLCH/USP), com pesquisa voltada para os movimentos indígenas contemporâneos. No CEMAA atuou na coordenação conjunta do grupo de estudos de Antropologia e História Indígena. Profissionalmente, tem experiência na educação básica, em pesquisa em direitos humanos e atualmente trabalha no setor educativo e de formação no Museu das Culturas Indígenas, em São Paulo.

Currículo FFLCHVer Produção.

Ana Cristina de Vasconcelos Lima

Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (2017) com dissertação intitulada “Os agentes nas histórias mixtecas pré-hispânicas e coloniais”. Graduada e licenciada em História também pela Universidade de São Paulo (2013). Sua pesquisa se dedica a cultura e história da região Mixteca pré-hispânica e colonial por meio de seus sistemas de notação e escritura, especialmente através dos manuscritos tipo códice da região. Foi coordenadora do centro de Estudo Mesoamericanos, Amazônicos e Andinos da USP (CEMAA/USP) e do Grupo de Estudos de Língua Nahuatl, promovido pelo mesmo Centro. Participa regularmente das atividades desenvolvidas pelo CEMAA desde 2008. No México participou de escavações arqueológicas promovidas pelo projeto El hombre y sus recursos del valle del Puelbla-Tlaxcala, da Univerisdade Nacional Autónoma de México (UNAM) no ano de 2012. Em 2015 realizou estágio de Pesquisa de Mestrado nno instituo de Investigaciones Históricas da Universidad Nacional Autónoma del México (IIH/UNAM).
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Charles Sampson Bosworth III

Bacharel em História (2006), pela Universidade de São Paulo. Atualmente está cursando o programa de pós-graduação em História Social (FFLCH-USP), onde é bolsista do CNPq, com a dissertação Sacerdotes e práticas xamânicas na Mesoamérica: Representações de especialistas rituais nos códices mixtecos (século XIV-XVI). É pesquisador do Centro de Estudos Mesoamericanos, Amazônicos e Andinos (CEMAA-USP). 

Currículo Lattes

Daniel Grecco Pacheco

Mestrando em História da Arte (em andamento) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sob a orientação do Prof. Dr. Pedro Paulo Funari, com o título Os Vestígios de Le Plongeon em Chichén Itzá: Investigação do chacmool e das oferendas associadas, e suas relações na Mesoamérica. Daniel Pacheco é bacharel pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Seus estudos são dedicados a assuntos relacionados à história dos povos mesoamericanos, especialmente a cultura maia. história da arqueologia na América, teoria arqueológica, história da arte e iconografia. Durante a graduação fez uma pesquisa sob orientação do Prof. Dr. Fernando Torres Londoño, com o título Estudo dos Glifos e das Inscrições do Templo da Cruz de Palenque no México, que recebeu o prêmio de Melhor Trabalho em História no 20º Encontro de Iniciação Científica da PUC-SP, em 2011. Daniel é colaborador do Laboratório de Arqueologia Pública da UNICAMP e pesquisador associado do Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos da Universidade de São Paulo (CEMAA-USP). Trabalhou também como pesquisador, consultor histórico e educador na exposição Mayas, Revelações de um Tempo Sem Fim em São Paulo, em 2014.

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Gustavo da Rocha

Bolsista de mestrado do CNPq pelo Programa de Pós-Graduação em História Social (FFLCH-USP), com graduação em História pela mesma faculdade (2020). Estuda a epigrafia no contexto da Mesoamérica, com o projeto de pesquisa Elementos da escrita nas pinturas murais de Teotihuacán. Além de coordenar os Grupos de Estudos de Língua Nahuatl e Códices Mesoamericanos do CEMAA desde 2022, tem participado de escavações em sítios arqueológicos do estado de São Paulo conduzidas pelo LEVOC-MAE.

Maria Luisa Vieira
Possui bacharelado e licenciatura em História pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Participa das atividades do CEMAA desde 2012. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-graduação em História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – FFLCH/USP com a dissertação intitulada As tensões sociais entre indígenas do altiplano central mexicano nos processos da inquisição episcopal (1536 – 1543)

Currículo Lattes  

Mariana de Souza Guimarães Lopes

Bacharel e licenciada em Letras – Português e Espanhol pela Universidade de São Paulo, atualmente é mestranda no Programa de Pós-graduação em Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana, com a dissertação intitulada A “crítica”colonial no gênero epistolar: um estudo retórico da obra Nueva corónica y buen gobierno de Felipe Guaman Poma e das cartas jesuíticas do Padre Manuel da Nobrega. Seus estudos são voltados às análises de textos e discursos produzidos durante o período colonial. É pesquisadora do Centro de Estudos Mesoamericanos, Amazônicos e Andinos da Universidade de São Paulo (CEMAA-USP), onde coordena o Grupo de Estudos de Língua Quechua.  Currículo Lattes

Pedro Paulo Salles

É professor doutor do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, desenvolvendo trabalhos na Graduação e na Pós-Graduação, onde atua como orientador e pesquisador nas áreas de Musicologia e Processos de Criação Musical. Seu mestrado e seu doutorado (Gênese da Notação Musical na Criança e A Reinvenção da Música pela Criança: implicações pedagógicas da criação musical) investigam práticas de criação musical com crianças, refletindo sobre os processos criativos e sua relação com os processos cognitivos e a geração de conhecimento em música. Mais recentemente, vem se dedicando a pesquisas no campo da etnomusicologia, investigando aspectos da música indígena do Brasil. Contemplado com a Bolsa Funarte de Produção Crítica em Culturas Populares e Tradicionais, realizou uma pesquisa etnográfica e historiográfica sobre um instrumento musical do povo Karajá-Iny, traçando conexões entre o instrumento e as tradicionais bonecas de cerâmica karajá, chamadas litxoko. Atualmente é coordenador do Laboratório de Educação Musical do Departamento de Música e também do Curso de Especialização (pós-graduação lato sensuArte na Educação: teoria e prática, realizado pelo próprio Departamento de Música. Também é membro pesquisador do PAM – Grupo de Pesquisas em Antropologia Musical e pesquisador do Grupo de Pesquisas do CEMAA – Centro de Estudos Mesoamericanos, Amazônicos e Andinos, onde desenvolve um estudo iconográfico sobre as representações musicais e sonoras na Mesoamérica dos períodos pré-hispânico e colonial. 
Email: ppsalles@usp.br – Currículo Lattes – Ver Produção

Pedro Ivo Costa

Mestrando no programa de pós-graduação em História Social (FFLCH/USP) com a dissertação intitulada Los Enemigos de Casa: A relação entre a tríplice-aliança e os altepemeh do vale de Puebla-Tlaxcala (1428-1519). Interessado na história dos grupos mesoamericanos, em especial das sociedades nahuas. Participa e coordena os grupos de estudos de Códices Mesoamericanos e de língua Náhuatl do Centro de Estudos Mesoamericanos, Amazônicos e Andinos (CEMAA/USP), onde também é pesquisador.