Como construir um ensino indigenamente contracolonial, com Casé Angatu Tupinambá
PALESTRA: História/Culturas Indígenas – Possibilidades do ensino indigenamente contracolonial da presença dos povos originários na formação brasileira, por Casé Angatú (UESC)
Neste vídeo, o CEMAA publica os registros da marcante palestra dada por Casé Angatu Xukuru Tupinambá no último ano, no auditório Nicolau Sevecenko da FFLCH-USP. Nela, Casé, indígena Tupinambá de Olivença (BA) e professor universitário (UESC) convida-nos à reflexão sobre os caminhos para fortalecer a presença indígena nos espaços de ensino, da Educação básica à Universidade, e na construção da memória histórica do Brasil, a partir de sua perspectiva “indigenamente contracolonial”, como costuma falar. O intelectual discute os apagamentos históricos impostos à visibilização dos povos originários no Brasil e mostra como a cosmologia indígena pode ser o caminho possível para superar as contradições e crises do tempo presente.
Um Acervo acessível sobre a História Indígena das Terras Baixas, com Francisco Noelli
ENTREVISTA: Um Acervo acessível sobre a história indígena das terras baixas – O Acervo Noelli do CEMAA e a contribuição do professor Francsico Noelli para a difusão dos estudos de História e Arqueologia indígenas
Entre 2022 e 2023, apoiado pelas bolsas do PUB-USP, o CEMAA montou uma verdadeira força-tarefa com o objetivo de organizar e catalogar o acervo doado pelo professor Francisco Silva Noelli, historiador e arqueólogo especializado nos povos indígenas do Sul e Sudeste do país, que havia doado seus materiais coletados ao longo de mais de 30 anos de carreira acadêmica ao nosso Centro de Estudos. Como resultado de todo esse trabalho e da parceria com Noelli, hoje o CEMAA conta com um novo acervo bibliográfico sobre as populações indígenas abrangendo grande parte do território brasileiro, especialmente a região Amazônica e toda a faixa litorânea do país, com atenção especial às populações da família tupi-guarani que ocupam o Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
A América Indígena: um Tributo a Gordon Brotherston, por Eduardo Góes Neves (2023)
TRIBUTO: A América Indígena: um Tributo a Gordon Brotherston, por Eduardo Góes Neves (2023)
No ano de 2023, Gordon Brotherston (1939-2023), professor universitário e grande referência nas pesquisas em literatura latino-americana e indígena, veio a falecer. Como forma de celebrar sua trajetória acadêmica e legado no estudo dos povos originários do continente americano, o CEMAA e a Biblioteca Brasiliana promoveram, no dia 15 de setembro do mesmo ano, um evento-tributo que reuniu diversos professores universitário, pesquisadores e entusiastas do trabalho de Gordon, a quem, além de referência, o CEMAA teve a honra de ter como colaborador ao longo de vários ano. Aqui, o professor, diretor do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE-USP) e colaborador do CEMAA de longa data, Eduardo Góes Neves, presta sua homenagem ao colega e amigo Brotherston, apresentando ao público uma síntese do que foi a carreira do estudioso. Acompanhe a fala de Neves.
IX Colóquio História, Arqueologia e Antropologia da América indígena: 20/05/2022 (Tarde)
Confira o conteúdo deste vídeo:
– Palestra: Ancestrais, chefes e rituais. Algumas reflexões sobre a política e hierarquia nos Andes colombianos e na Amazônia – Luis Cayón Duran (UNB).
– MESA VII: Cosmopolítica – mediadora: Cristiana Bertazoni (Universität Zürich)
– Palestra de Encerramento: Horizontes civilizatorios, paradigmas de sistemas de vida en la visión de los pueblos milenarios – Simón Yampara (do povo Aymara, Comunário acadêmico, Universidad Pública El Alto).
IX Colóquio História, Arqueologia e Antropologia da América indígena: 20/05/2022 (Manhã)
Confira o conteúdo deste vídeo:
– Palestra: Patrimônio arqueológico e povos indígenas na contemporaneidade – Fabíola Andréa Silva (USP).
– MESA VII: Cultura material – mediador: Eduardo Góes Neves (USP).
IX Colóquio História, Arqueologia e Antropologia da América indígena: 19/05/2022 (Tarde)
Confira o conteúdo deste vídeo:
– Palestra: De las reducciones a la revolución: los comuneros del Perú Colonial , por Elizabeth Penry (Fordham University)
– MESA V – Noticonquista: história indígena e história pública – mediador: Eduardo Natalino dos Santos (USP)
– MESA VI – Mulheres indígenas em movimento – mediadora: Laura Pereira Furquim (USP)
IX Colóquio História, Arqueologia e Antropologia da América indígena: 19/05/2022 (Manhã)
Confira o conteúdo deste vídeo:
– Palestra: Cidadãos indígenas pela causa brasílica: câmaras municipais em vilas de índios do Ceará na independência do Brasil, por João Paulo Peixoto Costa (IFPI).
– MESA IV – Trabalho Indígena no Período Colonial – mediador: José Carlos Vilardaga (UNIFESP)
IX Colóquio História, Arqueologia e Antropologia da América indígena: 18/05/2022 (Tarde)
Confira o conteúdo deste vídeo:
– Palestra: Conformando territorialidades: Las concepciones del espacio y sus linderos en el mapa de Teozacoalco – Manuel A. Hermann Lejarazu (Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social, México).
– MESA II: Iconografia e materialidade – mediador: Eduardo Natalino dos Santos (Universidade de São Paulo)
– MESA III: Arte indígena contemporânea – mediadora: Nina Vincent (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) / debatedor: Daniel Dinato (Université du Québec à Montréal)
IX Colóquio História, Arqueologia e Antropologia da América indígena: 18/05/2022 (Manhã)
Confira o conteúdo deste vídeo:
– Palestra Inaugural: Musicalidades indígenas e lutas políticas: cosmopolítica Guarani Kaiowá, por Deise Lucy Montardo (Universidade Federal da Bahia).
– MESA I: Musicar o Cosmos: Sentimentos e Sentidos Ameríndios – mediador: Pedro Paulo Salles (USP)
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