Centro de Estudios Mexicanos y Centroamericanos – É uma instituição ligada à Embaixada Francesa no México e Guatemala e possui atividades e publicações regulares, além de um centro de documentação
Armazém Memória – construído colaborativamente e formado por fundos, o Armazém tem um extenso grupo de fontes documentais das mais variadas que remetem à história dos direitos humanos e de sua violação e à memória das lutas populares, entre elas, as lutas indígenas.
Cartas dos Povos Indígenas ao Brasil – Projeto reúne cartas escritas por indígenas em três importantes períodos da história literária e política do Brasil: 1630-1680, 1888-1930 e 1999-2020. Nessas cartas, além de encontrar o “Brasil” como destinatário dos indígenas nos nomes próprios de presidentes, governadores, juízes e demais autoridades nacionais, você encontrará também a versão dos próprios indígenas sobre o que é viver e morrer sendo ‘índio’ no Brasil.”
CACI – Cartografia de Ataques Contra Indígenas – Georreferenciamento de crimes praticados contra indígenas no país, de 1985 a 2015. Realização: CIMI, Fundação Rosa Luxemburgo, em parceria com Armazém da Memória e InfoAmazônia.
Códice Boturini – Site disponibiliza o Códice Boturini completo com funções interativas e para download
Códice Mendoza – Site disponibiliza o Códice Mendoza completo com funções interativas
Códices de México – Disponibiliza 48 manuscritos que estavam na exposição Códices de México (Museo Nacional de Antropología – México) para download
IIH UNAM– Publicações digitais de acesso livre da UNAM.
Impressões Rebeldes – Plataforma colaborativa de divulgação de documentos sobre as revoltas coloniais e, ainda, campo de debates sobre o tema das lutas políticas na época moderna. Coord. Luciano Figueiredo (UFF). Reúne revoltas de 1500-1822, incluindo revoltas indígenas.
Omniglot– Sistemas de escritura e linguagens (Nahuatl)
Os Brasis e suas Memórias – Projeto vinculado à UFRJ de reconstituição de biografias indígenas do Brasil Republicano.
Projeto Vidas Indígenas – Museu da Pessoa – Série de vídeos produzidos pelo Museu da Pessoa, um museu virtual que trabalha com a formação de pessoas na metodologia da tecnologia social da memória, para o registro de histórias de vida através de entrevistas.
Terras Indígenas no Brasil (ISA) – Plataforma sobre as TIs no Brasil, dados fundamentais (povo(s) indígena(s), população, localização…), situação jurídica, notícias relacionadas entre outras informações.
Vídeo nas Aldeias (VNA) – Criado em 1986, é um projeto precursor na área de produção audiovisual indígena no Brasil, cuja trajetória permitiu criar um importante acervo de imagens sobre os povos indígenas no Brasil e produzir uma coleção de mais de 70 filmes, a maioria deles premiados nacional e internacionalmente, transformando-se em uma referência nesta área.
Blogs
Casé Angatu – Blog do professor da UESC (Ilhéus-BA) Casé Angatu Xukuru Tupinambá
Caminhos do Abya Yala (UERJ) – Projeto de entrevistas com intelectuais indígenas que propõe abordar criticamente as representações acerca do Continente Americano e das populações originárias produzidas pela historiografia ocidental.
Mekukradjá: Círculo de Saberes – “Apresentado por Daniel Munduruku, enfoca as vivências e as preocupações sociais, culturais, políticas e artísticas dos vários povos indígenas do Brasil”. Entrevistas com lideranças e intelectuais indígenas de todo país.
Programa de Índio (1985-1991): iniciativa do Núcleo de Cultura Indígena da UNI – União das Nações Indígenas. Com episódios apresentados por Ailton Krenak, Biracy Yawanawá, dentre outros. Era veiculado na Rádio USP e também circulava nas aldeias em fitas cassetes. Acervo com mais de 200 episódios disponibilizados pela produtora Ikore.
Rádio Yandê – a 1ª webrádio indígena do Brasil. Ponto de mídia livre, ativo desde 2003, feito por Anápuàka Muniz Tupinambá Hã hã hãe, Renata Machado Tupinambá (Aratykyra), Denilson Baniwa, Daiara Tukaro, Idjahure Kadiweu.