Search

Coordenadores/as

Cristiana Bertazoni Martins

Possui doutorado em História pré-colombiana pela Universidade de Essex (Inglaterra), mestrado em Arqueologia e graduação em História pela Universidade de São Paulo. Atua como uma das coordenadoras do Centro de Estudos Mesoamericanos, Amazônicos e Andinos da Universidade de São Paulo há mais de 7 anos. Trabalhou em museus e coleções de arte no Brasil e no exterior: Museu de Arte Moderna de São Paulo, Pinacoteca do Estado de São Paulo, University of Essex Collection of Latin American Art e Museu Britânico. Foi pesquisadora das universidades de Londres (Inglaterra) e Zurique (Suíça); trabalhou como professora convidada na Universidade de Bonn (Alemanha). Atualmente é pesquisadora (Principal Investigator) da Universidade de Bonn. Seus principais temas de pesquisa são: Incas, Andes e Amazônia Ocidental, Ashaninka.
Email: bertazonic@gmail.com – Currículo Lattes – Ver Produção 

Graduou-se em História (Bacharelado e Licenciatura) na Universidade de São Paulo (1992-1995), onde também realizou seu mestrado (1997-2000) e doutorado (2000-2005) em História Social. Fez cursos, estágios e pesquisas bibliográficas na Universidad Nacional Autónoma de México (2002-2003) e na Stanford University (2004). Atualmente é professor-doutor no Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (http://historia.fflch.usp.br), onde leciona as disciplinas História da América pré-hispânica e História indígena colonial e se dedica a pesquisas sobre as concepções de história e cosmogonia das elites mesoamericanas e andinas, o que realiza por meio de fontes nativas pré-hispânicas e coloniais. Além de vários artigos, publicou seu mestrado com o título Deuses do México indígena – estudo comparativo entre narrativas espanholas e nativas. É pesquisador no Centro de Estudos Ameríndios (www.usp.br/cesta) e um dos membros-fundadores do Centro de Estudos Mesoamericanos, Amazônicos e Andinos da USP (www.usp.br/cema) , que realiza, desde 2000, atividades sobre a História e a Arqueologia da América Indígena (colóquios, seminário permanente, grupo de estudo etc.). Possui também experiência no ensino de História nos níveis médio e fundamental, nos quais trabalhou por mais de cinco anos e para os quais escreveu um livro paradidático intitulado Cidades Pré-hispânicas do México e América Central.
E-mail: natalino@usp.br – Currículo Lattes – Ver Produção

Guilherme Bianchi Moreira

Guilherme Bianchi é professor no Departamento de História da Universidade de São Paulo e atua na área de história indígena e teoria da história. Em 2023, publicou o livro “Historicidades em deslocamento: temporalidade e política em mundos ameríndios”, baseado em sua tese de doutorado, defendida em 2020 no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Ouro Preto. Foi pós-doutorado no Maria Sibylla Merian Centre Conviviality-Inequality in Latin America (Mecila). Foi pesquisador visitante na Canning Library do King’s College London, com estágios de doutorado sanduíche na University of California, Davis e no Goldsmiths College, University of London. Fez mestrado na Universidade Federal do Paraná, e é graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto. É membro da Sociedade Brasileira de Teoria da História e História da Historiografia (SBTHH).

E-mail: gbianchi@usp.br Currículo LattesVer Produção

Vinicius Soares de Lima

Mestre em História e Cultura Social pela Universidade Estadual Paulista com dissertação intitulada “Os curacas nas crônicas de Felipe Guaman Poma de Ayala e Inca Garcilaso de la Vega”. Foi editor da seção de dossiês da Revista História e Cultura, da mesma universidade. Licenciado em história pela Universidade Estadual de Maringá, com realização de iniciação científica (PIBIC/FA). Realizou doutorado-sanduíche na Universidad Complutense de Madrid. Hoje, cursa doutorado em História Social na Universidade de São Paulo (USP), com orientação do prof. Dr. Eduardo Natalino dos Santos. Na mesma universidade, atua como coordenador do Grupo de Estudos de História e Antropologia indígena do Centro de Estudos Mesoamericanos, Andinos e Amazônicos da USP (CEMAA/USP). O tema da pesquisa desenvolvida são as relações entre as elites indígenas do vice-reino peruano e as instituições da colonização espanhola, especialmente a Audiencia de Lima e o Consejo de Indias.

E-mail: vinilima100@gmail.comCurriulo LattesVer Produção.